Eventos


Para visualizar apresentações em eventos acessar:
http://www.slideshare.net/lucianaviter/presentations

Minicursos e Palestras

A formação de leitores em contextos digitais
XI Semana de Estudos Linguísticos e Literários da FERLAGOS, 2015.

Novas tecnologias e ensino de língua portuguesa
Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, UFRJ, 2014.

Oficina de legendagem de vídeos
Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, UFRJ, 2014.

Introdução à plataforma Moodle do Projeto Letras2.0/UFRJ
Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, UFRJ, 2014.

Ferramentas digitais de tradução
XVIII Semana Interdisciplinas de Estudos Anglo-Germânicos, Faculdade de Letras, UFRJ, 2014

Criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem na plataforma Moodle do Projeto Letras2.0/UFRJ.
Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, UFRJ, 2014.

Gestão de referências bibliográficas com uso de recursos digitais.
Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II, 2014.  

Introdução à gestão digital de referências bibliográficas.
Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, UFRJ, 2014.

Ferramentas para referências digitais.
Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II, 2013.

Projeto Letras2.0 e o uso dos AVAs em cursos de línguas para fins específicos.
Núcleo de Pesquisa LingNet, Faculdade de Letras, UFRJ, 2014.  

Oficina de Pesquisa Bibliográfica com o Uso de Recursos Digitais.
Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, UFRJ, 2012.

A Literatura Infantil e o Livro Digital
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTERJ10, 2011.

Aplicação de Recursos da Tecnologia ao Ensino de Língua Portuguesa.
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTERJ10, 2011.

Apresentações com Impress.
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTERJ10, 2011.

Atividades no Moodle: Utilizando o Hot Potatoes e outras ferramentas.
Núcleo de Pesquisa LingNet, Faculdade de Letras, UFRJ, 2011.

Desenvolvimento de Sites para Uso Pedagógico.
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTERJ10, 2011.

Ferramentas da plataforma Moodle: aspectos técnicos e pedagógicos.
Núcleo de Pesquisa LingNet, Faculdade de Letras, UFRJ, 2011.

Ferramentas tecnológicas para a pesquisa acadêmica.
Núcleo de Pesquisa LingNet, Faculdade de Letras, UFRJ, 2011.

O Uso de Novas Tecnologias na Educação.
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTERJ10, 2011.

O Uso do Blog na Educação.
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTERJ10, 2011.

O Uso do Open Office Impress como Ferramenta Pedagógica.
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTERJ10, 2011.

 

Comunicações 

Engajamento no aprendizado de língua estrangeira com uso de recursos digitais. In: Seminário de Teses e Dissertações, 2015, Rio de Janeiro.   Caderno de Resumos. Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 2015. v.1. p.5 – 5. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/linguisticaaplicada/site/media/documentos/progrsem2015.pdf>

Engajamento em um ambiente on-line para ensino de Inglês Instrumental.
In: VIII Encontro de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro, 2014. APLIERJ
Disponível em: http://enplirj2014.blogspot.com.br/2014/08/viii-enplirj-trabalhos-aprovados.html

Escrita colaborativa e leitura social – novos relacionamentos entre autor, leitor e texto
In: 10º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2013, Rio de Janeiro.  Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: ALAB, 2013. v.1. p.181 – 181. Disponível em: http://www.alab.org.br/eventosalab/documentos/10-CBLA_caderno_de_resumos_2013.pdf

Interações on-line no ensino semipresencial
In: II Fórum Letras2.0, 2013, Rio de Janeiro.  Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: LingNet, 2013. Disponível em: http://www.lingnet.pro.br/pages/eventos/ii-forum-letras2.0.php

O papel da assessoria no Projeto Letras2.0
In: II Fórum Letras2.0, 2013, Rio de Janeiro.  Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: LingNet, 2013. Disponível em: http://www.lingnet.pro.br/pages/eventos/ii-forum-letras2.0.php

Desenvolvimento de competências de letramento digital no contexto do Projeto Cidadão Olímpico
In: XVII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos Linguagens e Práticas Sociais: Inclusão / Exclusão, 2012, Rio de Janeiro.   Caderno de Resumos , 2012. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/anglo_germanicas/media/caderno-resumos-xvii-sieag.pdf

Ensino-aprendizagem de inglês instrumental mediado por novas tecnologias
In: XVII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos Linguagens e Práticas Sociais: Inclusão / Exclusão, 2012, Rio de Janeiro.   Caderno de Resumos , 2012. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/anglo_germanicas/media/caderno-resumos-xvii-sieag.pdf

Funcionalidades  da plataforma Moodle no ensino de inglês e na formação inicial do  professor
In: III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis.  Caderno de Resumos , 2012. Disponível em: http://www.abrapui.org/congresso2012/views/congresso2011/images/comunicacoes_coordenadas_de_lingua.pdf

Letramento Digital – Práticas de Produção Escrita em Língua Estrangeira
In: Colóquio Internacional de Formação de professores de línguas estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino, 2012, Rio de Janeiro.   Caderno de Resumos. , 2012. Disponível em: http://www.forproli.com.br/cifle/docs/cadresumos.pdf

Produção e compartilhamento digital de materiais didáticos para o ensino de língua inglesa para fins específicos
In: Colóquio Internacional de Formação de professores de línguas estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino, 2012, Rio de Janeiro.   Caderno de Resumos , 2012. Disponível em: http://https://wwws.cnpq.br/curriculoweb/pkg_menu.menu?f_cod=D984061DAF4F79CC7D69172D2F226488

Interação e engajamento em ambiente virtual de aprendizagem para ensino de língua para fins específicos
In: VII JEL – Jornadas de Estudos da Linguagem, 2012, Rio de Janeiro.  Caderno de Resumos. UERJ, 2012. v.Único. p.120 – 120. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/jel/2012/cadresumosJEL2012.pdf

Seleção de ferramentas para construção de AVAs: critérios e pressupostos
In: IX Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), 2012, On-line. Caderno de Resumos, 2012. Disponível em:http://textolivre.org/wiki/IXevidosol/Resumos#Sele.C3.A7.C3.A3o_de_ferramentas_para_constru.C3.A7.C3.A3o_de_AVAs:_crit.C3.A9rios_e_pressupostos

Desenho instrucional de atividades na plataforma Moodle., 2011.
In: I Fórum Letras2.0, 2013, Rio de Janeiro.  Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: LingNet, 2011. Disponível em: http://www.lingnet.pro.br/pages/eventos/i-forum-letras2.0.php

Investigação da Interação e Colaboração em AVAs para o Ensino de Língua Estrangeira
In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011, Rio de Janeiro.   Caderno de Resumos, 2011. p.221 – 221. Disponível em: http://www.alab.org.br/pt/eventos/ix-cbla/59

Uso do orkut para formação de comunidade virtual de professores
In: III  Li ngnet  –  Seminário  de  Estudos em Linguagem,   Educação  e  Tecnologia, 2010, Rio de Janeiro.   Caderno de Resumos. , 2010. v.I. p.38. Disponível em: http://www.lingnet.pro.br/media/texts/iiisem/3semilingcaderno.pdf

 

Organização de Eventos

Seminário de Teses e Dissertações, 2015.

10º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2013.

Simpósio Múltiplos Letramentos na Escola Pública, 2012.

IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011.

II Encontro Nacional da JASBRA – Jane Austen Sociedade do Brasil, 2010.

 

Editoração de Periódicos

Anais Eletrônicos do 10º CBLA, 2013.  (Edição, organização e editoração eletrônica)
Website: http://www.alab.org.br/eventosalab/evento/pag.php?view=article&id=9

Caderno de Letras, 2013.  (Editoração eletrônica)
Website: http://www.letras.ufrj.br/anglo_germanicas/cadernos/